O principal indicador de qualidade da água relativo a 2022 da Águas do Alto Minho atingirá pelo primeiro ano (antes e após a criação da parceria) uma percentagem de água segura acima dos 99%, dentro do intervalo de bom desempenho estabelecido pela ERSAR, reflexo da qualidade e segurança da água distribuída.


O indicador de “Água Segura” estabelecido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), é o principal indicador de qualidade e segurança da água distribuída pelas entidades gestoras das redes de abastecimento de água.

Tendo por base os dados analíticos obtidos durante todo o ano de 2022, a água para consumo humano distribuída no agregado dos Municípios que compõe a parceria da Águas do Alto Minho, deverá atingir o resultado de 99,27%, valor calculado pela empresa seguindo a metodologia definida pela Entidade Reguladora. A confirmar-se este valor pela ERSAR será a primeira vez que a percentagem de água segura do sistema da Águas do Alto Minho se situa acima dos 99%, que corresponde ao nível “Bom Desempenho” definido pela ERSAR. A classificação “Bom desempenho” é o nível máximo definido pela Entidade Reguladora para o indicador Água Segura.

Este resultado reflete o trabalho e empenho desenvolvido pelas equipas operacionais da Águas do Alto Minho e da implementação de ações de higiene e desinfeção nas infraestruturas, nomeadamente reservatórios. Por outro lado, este resultado decorre também de investimentos na renovação e ampliação das redes, e na modernização dos processos de tratamento da água.

Este resultado evidencia também o compromisso da Águas do Alto Minho para com os/as seus/suas Clientes e Municípios Parceiros, na prestação de um serviço de excelência.


Águas do Alto Minho apresenta um indicador de água segura acima dos 99%