A AdAM – Águas do Alto Minho está a implementar melhorias na rede para controlo e diminuição de volumes de perdas de água no âmbito da parceria para a gestão do sistema integrado de águas do Alto Minho.

Trata-se de um investimento no valor de 13 milhões de Euros, a realizar através de candidatura ao programa POSEUR para Eficiência Hídrica, que visa tornar mais sustentáveis as redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, reduzindo consideravelmente o volume de perda de água, bem como de afluências indevidas, contribuindo para a proteção dos recursos hídricos da região e promovendo o bem-estar das populações, com uma gestão mais eficiente deste limitado recurso essencial à vida.

Neste âmbito, até ao final do ano de 2021 está prevista a instalação de medidores de caudal, em todas as infraestruturas localizadas da rede de abastecimento de água, o que vai permitir aferir com exatidão o volume de água que entra no sistema e das perdas reais nos 7 Municípios.

Encontra-se também em curso o processo de controlo da gestão da rede de abastecimento de água, envolvendo a instalação de um sistema de telegestão que possibilitará receber e centralizar todos os dados dos equipamentos, (englobando mais de 600 pontos) e vai também permitir a atuação remota sobre as infraestruturas. Prevê-se que este processo esteja concluído até ao primeiro trimestre de 2022.

Paralelamente, a AdAM irá também implementar o WONE (Water Optimization for Network Efficienty), um sistema tecnológico desenvolvido dentro do Grupo Águas de Portugal pela EPAL, que permite a  redução das perdas e a otimização do sistema de abastecimento, com resultados relevantes em termos económicos, sociais e ambientais.

Recorde-se que, no primeiro ano de atividade, a AdAM detetou 1.884 roturas na rede e na globalidade da sua área de intervenção um volume 45,4% de perdas de água no sistema de distribuição e de 38,5% de saneamento.

A Águas do Alto Minho agradece a colaboração e apoio dos Municípios parceiros e reforça o compromisso de prestar serviços públicos de abastecimento de água e de saneamento com elevados níveis de qualidade e visando a gestão sustentável deste recurso escasso e essencial à vida.