A Águas do Alto Minho informa que está a proceder à regularização de todas as faturas que foram involuntariamente emitidas com incorreções e que está a reforçar os serviços de atendimento telefónico e eletrónico de forma a melhorar a capacidade de resposta aos clientes, a qual ficou afetada pelo encerramento dos oito postos de atendimento presencial no contexto da pandemia Covid-19.

Ciente que essas anomalias poderão causar transtornos aos clientes, e tendo em conta as dificuldades de assegurar a normalidade do atendimento, a Águas do Alto Minho não fará cortes de água até junho de 2020 e irá disponibilizar a possibilidade de solicitarem o pagamento em prestações sem aplicação de juros.

A emissão das faturas relativas ao mês de março só ocorrerá quando estiver garantida a resolução dos problemas que estiveram na base dos erros identificados. Estas medidas constam do plano de ação elaborado pela Águas do Alto Minho e os Municípios parceiros, os quais também colaboram neste esforço de normalização da atividade da empresa através da disponibilização de meios humanos para apoio ao reforço dos serviços de atendimento telefónico e para resposta mais célere às comunicações eletrónicas.

A Águas do Alto Minho iniciou a operação do sistema de abastecimento de água e saneamento que serve os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira em 1 de janeiro de 2020.

Na faturação dos serviços de água, águas residuais e resíduos sólidos, emitida em janeiro e fevereiro, foram identificados alguns erros, com origens e consequências diversas e incidências territoriais particulares, decorrentes em larga medida de problemas de transição de informação de sete sistemas de faturação diferentes para um só.

A Águas do Alto Minho lamenta eventuais transtornos desta situação, agravada pela dificuldade acrescida no atendimento, e reafirma a todos os clientes que apresentaram reclamação da sua fatura que a mesma se encontra registada e com o devido acompanhamento, do qual resultará o envio de uma carta a cada cliente afetado pelos erros identificados.

O Conselho de Administração pede, assim, desculpa a todos os nossos clientes.

As anomalias verificadas na faturação serão regularizadas através da emissão de notas de crédito, caso tenha sido cobrado algum valor indevido, sem qualquer prejuízo para os clientes.

Para melhorar a comunicação com os seus clientes, além do reforço do atendimento, a Águas do Alto Minho disponibiliza informação no seu sítio na internet (www.adam.pt) com resposta a perguntas e dúvidas frequentes.

A Águas do Alto Minho agradece o empenho e dedicação de todos os seus trabalhadores e trabalhadoras que diariamente continuam a garantir a continuidade da prestação dos serviços de abastecimento e de saneamento às populações.