A água para consumo humano distribuída pela AdAM – Águas do Alto Minho apresenta qualidade de excelência, com melhorias significativas em 2020 de acordo com o relatório anual da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

 

O “Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal”, no qual a ERSAR divulga os dados da qualidade da água distribuída para consumo humano em 2020, revela que a água distribuída pela AdAM possui indicador de água segura igual a 98,8 % o que demonstra a sua excelente qualidade. O referido relatório pode ser consultado aqui.

Segundo a ERSAR os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo apresentaram um indicador de Água Segura superior a 99%. Vila Nova de Cerveira também se destaca pela positiva por ter subido o seu indicador de água segura de 95,98%, em 2019, para 98,22%, em 2020, o que representa um aumento muito significativo da qualidade de água em apenas um ano.

No global regista-se uma evolução favorável da percentagem de água segura o que vai de encontro às expetativas dos 7 municípios do Alto Minho quando decidiram agregar-se e criar a empresa Águas do Alto Minho.

De acordo com António Lisboa, responsável pela Qualidade da Água da AdAM, “a melhoria alcançada na Qualidade da Água fornecida pela AdAM aos seus clientes espelha a dedicação das nossas equipas, em particular as operacionais, através da implementação de rotinas frequentes de vigilância, monitorização e controlo do Sistema de Abastecimento de Água.”  Reforça, ainda, que “Essas mesmas práticas permitiram, simultaneamente, a identificação e priorização das principais necessidades dos sistemas de tratamento de água, tendo sido já iniciados investimentos na instalação e reforço dos sistemas de tratamento, para garantia da qualidade e melhoria continua e sustentável do serviço.”

Os resultados evidenciam o compromisso da AdAM para com os seus Clientes e Municípios Parceiros, na prestação de um serviço de excelência.