Vai iniciar-se a empreitada, para a execução do Subsistema de Saneamento em alta de Lanheses/Geraz do Lima, intercetores e estações elevatórias a montante da estação elevatória de Forcada, beneficiando as Freguesias de Cardielos e Serreleis, Torre e Vila Mou, no Município de Viana do Castelo, no que diz respeito ao tratamento das respetivas águas residuais. Trata-se de uma obra da responsabilidade da Águas do Norte, Grupo Águas de Portugal.

Recorde-se que já se encontram a decorrer as intervenções na Rede de Drenagem de Águas Residuais em Baixa no Município de Viana do Castelo (SAR Lanheses/Geraz do Lima), no valor de cerca de 2 milhões de euros, inserida no programa Ciclo Urbano da Água ao abrigo da candidatura POSEUR, da responsabilidade da Câmara de Viana do Castelo, no âmbito da parceria com a Águas do Alto Minho. A disponibilidade da rede aos munícipes está prevista para o final do ano de 2021.

Ambas as intervenções surgem no âmbito de um esforço conjunto entre a AdAM, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Águas do Norte. Estas obras irão beneficiar a população com a melhoria dos serviços básicos de saneamento, garantindo o encaminhamento para destino adequado das águas residuais geradas nessas freguesias, com qualidade e ajustado às necessidades de todos, melhorando um serviço que se reconhece como sendo um direito humano.

Os serviços básicos de saneamento são um pilar fundamental para a sustentabilidade, para a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais da Região do Alto Minho, contribuído fortemente para a qualidade da água dos rios, das praias e do oceano.